top of page
ONDAS_edited.png
mancha_1_edited.png

S O B R E
O  L I V R O

O livro, reeditado em 2024 pela Andarilha Edições, inclui 22 textos e 10 vídeos com áudio e tradução em Libras, oferecendo uma experiência mais inclusiva. Será lançado em eventos em quatro cidades da Bahia e distribuído gratuitamente em instituições culturais e educacionais. Contemplado pelo Edital Lia da Silveira PG 10/2023 – Lei Paulo Gustavo/SECULT-BA, o livro é voltado para escolas públicas, adeptos do candomblé e a população negra, valorizando as tradições afro-brasileiras por meio de um projeto editorial e visual cuidadoso.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

R E S U M O

Jimú: Memória das Águas

O livro de contos “Jimú: Memória das Águas” se baseia nas memórias de Edith Nobre, relacionadas às suas vivências na Ilha de Itaparica, BA. Desde a infância, lidando com os mistérios da religiosidade afro-brasileira no seu cotidiano, Edith é a principal fonte deste livro e também inspira a personagem principal, a menina Jimú. Tais narrativas são escritas pela artista visual Aislane Nobre, sua sobrinha e, vez por outra, testemunha ocular dessas andanças, às voltas com a energia encantada dos ancestrais pelas ruas da Ilha. 

N O V A    E D I Ç Ã O

A nova edição do livro inclui uma experiência audiovisual inovadora com 10 vídeos que narram histórias da obra. Os vídeos, com áudio e tradução em Libras, estarão disponíveis online no site oficial do projeto e no YouTube, ampliando o acesso e a inclusão. Essa abordagem multimídia visa tornar a leitura mais acessível e envolvente, alcançando um público mais amplo.

L A N Ç A M E N T O

O lançamento do livro ocorrerá em eventos especiais em quatro cidades da Bahia, abrangendo sete instituições culturais e educacionais. Durante os eventos, exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente, reforçando o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira. Após os lançamentos, o livro estará disponível para venda. A edição foi cuidadosamente preparada pela Andarilha Edições, com apresentação de Juliana Piauí, prefácio de Cléo Martins, diagramação de Thais Mota, capa e grafismos de Tassila Custodes, e ilustrações de Ludmila Mendes de A. Nobre, Nathália Nobre da Silva, Luiza da S. Nobre, Isabelle Mendes de A. Nobre, Maria Júlia Nobre da Paixão e Aislane Nobre. O posfácio é assinado por Edith Nobre e Maisa Paulo.

D A T AS   E   L O C A I S

Destinado especialmente às escolas públicas, aos adeptos do candomblé e à população negra, "Jimú: Memória das Águas" serve como um importante instrumento de valorização das tradições afro-brasileiras e do patrimônio cultural da Ilha de Itaparica.

nossa equipe

Autora

Aislane Nobre

 

Colaboradores

Edith Nobre

Eduardo Barbosa

Maisa Paulo

Rafael Nobre 

 

Transcrição

Eduardo Pereira

 

Edição e Revisão

Deisiane Barbosa

 

Projeto Gráfico

Deisiane Barbosa

Thais Mota

 

Diagramação

Thais Mota

Andréia Silva

0005_edited.png

Comunicação

Lucas Morassi

André Silva

 

Edição de áudio e vídeos

João Acácia 

 

Intérprete de Libras 

Lucas Sol

 

Prefácio 

Cléo Martins

 

Apresentação 

Juliana Piauí 

 

Glossário

Eduardo Barbosa

 

Posfácio 

Edith Nobre

Maisa Paulo

Ilustrações

Aislane Nobre

Ludmila M. de Andrade Nobre

Nathália Nobre da Silva

Luiza Nobre da Silva 

Isabelle M. de Andrade Nobre

Maria Júlia Nobre da Paixão

 

Ilustração de capa e grafismos

Tassila Custodes

bottom of page